Estatísticas do Primeiro Semestre de 2017

Desde o início do ano de 2017, notamos um acréscimo no interesse de cidadãos brasileiros em migrar para Portugal. Identificamos ainda uma mudança no perfil migratório dos brasileiros que se interessam por Portugal para fixar residência. A maioria são agora profissionais independentes, como advogados, médicos, arquitetos, engenheiros e empresários. Aos quais se junta um grande número de profissionais altamente qualificados da área da tecnologia da informação.

grafico1

Os profissionais da área da tecnologia da informação são identificados, por Portugal, como profissionais que  xercem atividades de elevado valor acrescentado para a economia Portuguesa. Durante o primeiro semestre de  2017 os profissionais brasileiros representaram esmagadora maioria dentre os processos para profissionais altamente qualificados conduzidos pela Ei! Assessoria Migratória.

grafico2

Perante esta situação, onde existe uma grande oferta, em Portugal, para profissionais da área da tecnologia da informação, combinada com a atual crise política e financeira que vive o Brasil, muitos brasileiros visitam Portugal, como turistas, e durante a sua estadia prospectam oportunidades de trabalho na area da tecnologia. Em
muitos casos eles obtêm sucesso, com propostas de trabalho, e partem para uma autorização de residência direta, ao abrigo do artigo 90.º n.º2 da lei 23/2007.

grafico3

Ainda em face da crise política e econômica vivida pelo Brasil, mais especificamente em função da questão da falta de segurança a que muitos brasileiros se referem, Portugal tem atraído a abertura de novas empresas. Este movimento tem dinamizado o tecido empresarial português e criado novos postos de trabalho.

grafico4

No que concerne aos estrangeiros que possuem rendimentos próprios e/ou são reformados, existe um movimento significativo de Norte Americanos que pretendem fixar residência em Portugal. A politica de Trump e o sistema de saúde dos EUA são os principais fatores indicados como móbil migratório. Os brasileiros ficam em segundo lugar nesta categoria. Estes estrangeiros muitas vezes compram imoveis em Portugal ou arrendam propriedades de elevado valor. As cidades da sua preferencia são Lisboa, Porto e Braga.

grafico5

Para concluir o resumo do nosso trabalho no primeiro semestre 2017, cumpre referir que, em função dos benefícios fiscais concedidos pelo estatuto do Residente não habitual, muitos cidadãos da União Europeia optam por Portugal como o local ideal para fixarem a sua residência. Além destes benefícios, são apontados como motivo da mudança o nível de qualidade de vida, a segurança e o clima.

grafico6