Imobiliário português é porto seguro para investimentos

O crescimento do setor imobiliário em Portugal tem reforçado este destino como um dos mais atrativos para o investimento. As estatísticas da APEMIP revelam que nos últimos dois anos, este mercado cresceu 50% e a expectativa de crescimento para 2017 é de aproximadamente 30%.
Esta dinâmica positiva tem obviamente impacto no panorama internacional. De acordo com os dados divulgados num relatório do Global Property Guide, que analisa os preços das casas em 45 países, Portugal destaca-se na 17ª posição em que o imobiliário está mais “quente”.
Esta comparação confirma que Portugal se destaca, não só por apresentar preços inferiores à grande maioria dos países, sobretudo da Europa, mas também pelo seu potencial de valorização crescente, que se tem verificado trimestre após trimestre, reforçando a sua posição de porto seguro para as poupanças e investimentos, não só nacionais mas também estrangeiros.

Mesmo com as dificuldades que viveu durante o período de crise econômica que abalou o País, o imobiliário português resistiu a uma bolha imobiliária que afetou países como a Espanha, a Irlanda e os Estados Unidos da América, que viram os preços dos ativos cair de forma drástica e, com a ajuda de programas de captação de investimento para o setor, como os Vistos Gold e o Regime Fiscal para Residentes Não Habituais, conseguiu lançar-se no panorama internacional.

Hoje, o Brasil é já a 3ª nacionalidade que mais investe no imobiliário português, registando uma representatividade de 10% no total do investimento estrangeiro em 2016. As oportunidades de investimento mantêm-se e ainda há muito por descobrir, sobretudo fora das grandes cidades, onde há oportunidades de investimento nos mercados de reabilitação urbana e arrendamento que, aliados ao turismo residencial, criam oportunidades de negócio muito interessantes em Portugal.

A segurança, clima, gastronomia e hospitalidade dos cidadãos portugueses, soma-se a todas estas qualidades. E os portugueses estão, como sempre, de braços abertos para receber os seus amigos brasileiros.

Luís Lima é Presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP)

Fonte:  Consulado de Portugal em São Paulo